
Copy of The Process
O Processo
O Centro permite aos proprietários de garanhões a comercialização de material genético das suas coudelarias para todo o mundo através da exportação, que desde aqui é autorizada. O centro acrescenta assim valor à facturação das coudelarias através de receitas que antes da sua existência eram impossíveis de concretizar.
Colheita
As colheitas são realizadas numa sala preparada para o efeito, com piso antiderrapante para protecção do garanhão e sobre manequim protegido, utilizando uma vagina artificial. São utilizados materiais descartáveis, de utilização única, preparados em sala própria, garantindo todas as condições de higiene e segurança.
Processamento
Os ejaculados obtidos são transferidos para o laboratório contíguo à sala de colheita onde são analisados, determinando a concentração, diluição e avaliação da viabilidade (motilidade e morfologia). São utilizados equipamentos apropriados para a centrifugação de onde resulta a separação do plasma seminal. Todos estes procedimentos e materiais utilizados cumprem as normas exigidas internacionalmente.
Acondicionamento e distribuição
O sémen recolhido pode ser utilizado a fresco (sendo acondicionado em recipientes adequados, identificado e expedido) ou poderá ser congelado, em palhinhas identificadas, de 0,50 cc. Estas palhinhas são mantidas em contentor de azoto líquido num período de quarentena após o qual são libertadas para expedição. Todo o sémen passa por um processo de controlo de qualidade antes da expedição.
A Luso-Pecus garante o acondicionamento apropriado nesta expedição, assim como toda a documentação necessária a acompanhar o sémen - documentação essa que pode variar consoante o destino do sémen e a legislação aí vigente.