
Garranos
A Luso-Pecus em parceria com a Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana (ACERG) – a entidade gestora do Livro Genealógico da Raça Garrana, a Direção Geral de Veterinária (DGAV) e os seus criadores, têm vido a efectuar, no âmbito do Programa de Conservação e Melhoramento Animal, a colheita e crio-conservação de sémen nos Garanhões da raça Garrana, com vista à recolha de material genético para o Banco Português de Germoplasma Animal e para sua utilização no programa de melhoramento da raça.
A Raça Garrana é uma das quatro raças de equinos autoctones de Portugal, juntamente com a Lusitana, a Sorraia e o Pónei da Terceira. De estatura mais comum abaixo de 1,35 m, são cavalos de rija têmpera, sóbrios, muito ciosos e rufiões por índule.
Actualmente o efectivo é composto por 1474 fêmeas e 162 machos, num total de 435 criadores. Considerada um importante património zootécnico e cultural de especial aptidão, ideal para a iniciação à equitação. Esta raça está em “risco de erosão genética muito elevada”